sábado, 15 de outubro de 2011

Conheça Parelhas


 

Parelhas

     É um município que detém inúmeros recursos minerais, tendo destaque a produção de turmalina, água-marinha, granada, ametista, entre outras pedras semipreciosas. O Planalto da Borborema, um conjunto de serras - das Queimadas, da Coruja, da Areia, do Tibiri, da Maniçoba, das Gargantas, do José Elias e do Maribondo -, revela a beleza virgem do lugar e as diversas oportunidades de passeios: caminhadas, trilhas para jipeiros, cavalgadas e o que a sua imaginação pedir, até sentar-se, calmamente, para se deliciar com o mais belo pôr-do-sol. Imagem que purifica nossa mente e emociona de verdade.


     A cidade originou-se da Fazenda Boqueirão, criada em 1865. O sítio era considerado um ponto de encontro de beradeiros com destino à Paraíba e de cavaleiros que passavam com freqüência para a feira de Conceição do Azevedo, hoje, Jardim do Seridó. Havia uma ampla estrada nos caminhos da Fazenda Boqueirão por onde cavaleiros e boiadeiros corriam lado a lado, pegando parelha. Surgiu daí o nome da localidade.


Parelhas está emoldurada por um belo conjunto de serras, entre elas, Queimadas, da Coruja, do Serra do Marinbondo e da Areia, o que dá ao lugar uma beleza única. O ecoturismo é destaque, pois a reigão oferce diversas opções de trilhas, caminhadas, trekking e passeios de jipes ou à cavalo. O artesanato de bordados também é um dos atrativos da cidade. A Barragem do Boqueirão é uma atração imperdível: tomar um típico banho de açude ou simplesmente admirar a beleza do lugar valem a visita.                                                                            Foto: Hugo Macêdo

Parelhas e Seridó na Rede Globo de Televisão





Baixe o Adobe Flash Player

Baixe o Adobe Flash Player


Como Chegar?

            Saindo de Natal pela BR-304 até Macaíba, pegando o trevo pela BR-226 até Currais Novos, de lá pegando a BR-427 que vai a Acari. O visitante, saindo de Acari, pega a RN-089 até Parelhas.

Distância de Natal: 256 km

Imagens de Parelhas/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário