EJNS


INFORMAL DA EQUIPE 4 DE NOSSA SENHORA APARECIDA
DIA 16/102011 NA FAZENDA CACHOEIRA

































 


Noite da Juventude em Jardim do Seridó -
 RN
03 de setembro de 2011































            Passos para a oração de meditação

1- DISPOR-SE
Esolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um lugar tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma bos posição corporal.


2- PREPARAR-SE
Faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente, suavemente. Tomo consiência de que estou na presença de Deus. Faço com devoção o sinal da cruz.

3- SITUAR-SE
Peço a Deus Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a Graça que verdadeiramente desejo receber de Deus.

4- MEDITAR
Leio o texto devagar, saboreando as palavras que mais me "tocam". Reflito por que esta frase, palavra, idéia me chama a atenção. Converso com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silêncio, seguindo os sentimentos experimentados na oração.

5- REVISAR
Recordo o meu encontro com Deus. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.





Fontes de confiança



É verdade que em algumas ocasiões escutamos frases um tanto fortes, e de algum modo pejorativas sobre a qualidade dos jovens que se aproximam de nós para serem Jesuítas. Também pode nos invadir um certo pessimismo em relação à mesma Companhia de Jesus e de sua capacidade de resposta aos problemas de nosso tempo. Apesar de tudo , três são as fontes de confianças básicas para acreditar no dom que Deus confia a cada um de nós.

1- CONFIANÇA QUE A INICIATIVA É DE DEUS: Quem toma a iniciativa é Deus. É ele que convida e é n'Ele que devemos pôr todas as esperanças de que segue chamando pessoas para colaborarem com Ele em sua missão. Nós não buscamos "mão-de-obra barata" para nossas obras, trabalhos e planos, mas sim "servidores da missão de Cristo", operários parar realizar a obra, o trabalho e o plano Dele. Nós não duvidamos , mas confiamos e pedimos a Ele que nos envie operários para a "sua" messe.
2- CONFIAMOS NO CORAÇÃO GENEROSO DO JOVEM: Cremos que o coração do jovem pode acolher a Palavra de Deus, ainda que com características diferentes às nossas de alguns anos atrás. Os jovens de hoje também têm uma série de valores, peocupações, sensibilidades e possibilidades que os tornam capazes de acolher generosamente a mensagem de Deus e, com efeito, a acolhem em novas formas. Afirmar esta confiança e pedir luz para compreender estas novas formas de acolher a Palavra de Deus é apostar na promoção vocacional.
3- CONFIAMOS NA CAPACIDADE DA COMPANHIA PARA ADAPTAR-SE AO NOVO: Nossa tradição de discernimento e disponibilidade apostólica é outra fonte de confiança. Sabemos que é parte de nosso carisma e que, por ser do Espírito de Deus, vencerá uma e outra vez nossos medos e estacionamentos. Costatamos há mudanças nos processos vocacionais que nos últimos tempos têm sido cada vez mais tardios e procedentes de lugares onde não há nossa presença apostólica. Confiamos que como Jesuítas e como Companhia de Jesus saberemos estar presentes nesses novos tempos e lugares para despertar, promover e acompanhar aos que Deus chama.


Oração



Aqui estou, meu Deus, diante de ti, tal como sou agora. Estou sentado diante de ti, Senhor, tranquilo e pacificado. Estou na tua presença e deixo-me conduzir. Abro-me à tua proximidade. Tu és a fonte da vida, a força da vida que me penetra. Tu és a fonte da vida, a força da vida que me penetra. Tu és minha respiração que me carrega e dilata. Deixa que a paz me habite. Concede-me a graça de me deixar "limpar" por ti, ser uma concha que se enche de ti, Deus. Que todos meus pensamentos e sentimentos, minha vontade e liberdade sejam orientados para o teu serviço e louvor, meu Deus, fonte da vida. Assim seja, Amém.


ORAÇÃO PELOS SACERDOTES




Jesus, bom Pastor … acende o fogo do teu amor /
no coração dos nossos sacerdotes!
Jesus, verdadeiro Pastor … que os nossos sacerdotes saibam encontrar e acolher / as ovelhas sofredoras, famintas e perdidas.
Jesus, Sumo-sacerdote … que os nossos sacerdotes sejam uma ponte / para encontrarmos na nossa vida / o Deus vivo e verdadeiro.
Jesus, Servo Sofredor … que os nossos sacerdotes nos ajudem /
a carregar as cruzes de cada dia.
Jesus, Filho de Deus … que os nossos sacerdotes nos façam experimentar /
a ternura e a misericórdia sem limites / de Deus nosso Pai.
Jesus, Palavra Viva de Deus … que os nossos sacerdotes sejam /
vida, sal e luz para o mundo todo.
Jesus, Filho do Homem … sustenta o ânimo e perseverança dos nossos sacerdotes /
até o fim da sua missão.
Jesus Cristo Ressuscitado … enche de alegria e paz /
o coração e a vida dos nossos sacerdotes!
Obrigado, Senhor Jesus Cristo … por teres chamado homens como nós /
para serem os teus e os nossos sacerdotes!
Amem!
(enviada pelo Pe. Paco.sj, missonário na África)




ORAÇÃO VOCACIONAL


Jesus, meu irmão e meu amigo,você conhece os meus sentimentos e desejos mais secretos. Eu sou um jovem repleto de sonhos, de projetos e de responsabilidades. Mas o que eu espero mais sinceramente é descobrir o caminho que Deus sonhou para mim.

 

Se eu receber o convite do Pai para andar na vida com você
e se o Espírito Santo me consagrar ao anúncio da Palavra e do Reino,
eu confiarei ainda mais na sua graça e na sua presença em minha vida.

 

Neste tempo em que me encontro diante de tantas estradas e não sei exatamente por qual delas seguir, seja você o meu Mestre, meu caminho, minha verdade e minha vida, e então terei coragem de responder sim ao chamado que o Pai me fizer. Amém! (M.I.C)






SAO JOAO EJNS (PARELHAS/RN)













*Jovens em louvor a Deus*
             Em Santana do Seridó 09/10/2011

















O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome! A minha alma engrandece ao Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.Pôs os olhos na hulmildade de sua serva, doravante toda a terra cantará os meus louvores.Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem, demostrando o poder de seu braço, dispersa os soberbos. Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes. Sacia de bens os famintos, Despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor e à promessa que fez a nossos pais em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito, desde agora e para sempre, pelos séculos. Amém.