Brasil perde set, mas vira sobre os Estados Unidos e avança para a semifinal

A seleção brasileira masculina de vôlei fechou a primeira fase dos jogos Pan-Americanos com 100% de aproveitamento. Nesta quarta-feira, os brasileiros até tomaram um susto, perderam o primeiro set para os Estados Unidos, mas viraram e fecharam o confronto em 3 a 1, com parciais de 18-25, 25-17, 25-14 e 25-18.

O Brasil, que já havia vencido Canadá e Porto Rico, fica em primeiro lugar no Grupo B, já garantindo uma vaga nas semifinais. No outro jogo da chave nesta quarta-feira, Porto Rico atropelou o Canadá por 3 a 0.

Já no grupo A, a liderança ficou com a seleção de Cuba, que nesta quarta-feira despachou o México por 3 sets a 0, com parciais de 25-18, 25-21 e 25-23. No outro confronto do dia, a Argentina derrotou a Venezuela por 3 sets a 2.

Brasil e Cuba aguardam os seus adversários nas semifinais, que vão ocorrer na sexta-feira. Nesta quinta, a Argentina encara os Estados Unidos, enquanto Porto Rico enfrenta o México. O time do Brasil pega o vencedor do primeiro confronto (sexta, às 20 horas).

O jogo

No primeiro set de partida, os norte-americanos conseguiram parar o ataque brasileiro com um bloqueio eficiente. A equipe adversária conseguiu abrir boa vantagem e, nervosa, a seleção não conseguiu se recuperar. No fim da parcial, os jogadoras ainda iniciaram uma discussão com o árbitro, por conta de uma marcação.

No segundo set, foi a vez do Brasil apresentar melhor volume de jogo e se beneficiar de um bom aproveitamento no bloqueio para conseguir desgarrar no placar desde os primeiros pontos. O time nacional chegou a ter mais de dez pontos de frente, mas diminuiu o ritmo e fechou a parcial com 25 a 17.

Embalada, a seleção continuou jogando em ritmo forte e não deu chance para os norte-americanos se recuperaram. Com tranquilidade, a equipe comandada por Rubinho em Guadalajara fez 25 a 14 no terceiro set e virou o placar da partida.

Os Estados Unidos voltaram a equilibrar o confronto no início do quarto set, mas o Brasil conseguiu segurar o embalo do adversário e, com maior qualidade técnica, passou a abrir vantagem. Com um contra-ataque de Eder, conquistou a vitória e a vaga na semifinal.