quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PONTOS TÚRISTICOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Pedra do Dinheiro
Localizada na entrada da cidade, próximo ao Santuário de Santa Rita de Cássia, destaca-se tanto por sua forma e beleza como pela quantidade de lendas que tem gerado na imaginação popular. Diz a lenda que os antigos moradores da região viam, à noite, um carneiro de ouro encantado em cima da Pedra e que, ao redor da Pedra do Dinheiro, existem várias “botijas” enterradas. Nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado, os arredores da Pedra foram explorados na busca de minérios.


Pedra de Gambão
Grande rochedo de beleza natural. O referido nome dá-se através do cidadão Gambão, que mantinha os cuidados de preservação e conservação da Pedra. Atualmente, ela é vista como um atrativo turístico, onde as pessoas visitam e apreciam a sua beleza. A Pedra de Gambão fica localizada na Rua Mamede Azevedo, próxima à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.




Horto Florestal
Foi construído na década de 50, através da influência da escritora e poetisa Donatilla Dantas, com o nome de Bosque Presidente Café Filho, em homenagem ao então Presidente da República. Durante muito tempo, foi ponto de entrega de mudas de plantas nativas para cidades vizinhas e a comunidade local. Esse atrativo natural, até alguns anos atrás, funcionava como posto do IBAMA, recebendo recursos do Governo Federal. Atualmente, o horto recebe a visita de jovens, da comunidade escolar e turistas para passeios e piqueniques.




Serra da Rajada
Localizada no acesso principal da cidade, possui uma estrutura rochosa monolítica, e abriga várias fontes de água em seu sopé. Guarda estórias lendárias, como a de um carneiro dourado que salta do cume da Serra Rajada para a Serra do Marimbondo, e ainda a estória de um tesouro incrustado dentro da Serra.





Canions do Riacho Fundo
Caracterizado pelas formações rochosas em relevo de altos e baixos ou planaltos. Esse local assemelha-se aos grandes Canions Americanos, com riacho, arenitos e vegetação de pequeno porte, um cenário de beleza inigualável.





Castelo Di Bivar
De propriedade particular de José Ronilson Dantas, foi construído por volta de 1984, próximo ao Rio Carnaúba, em uma colina às margens da RN-288. Trata-se da construção inacabada de um castelo erguido em pedras, com muros e muretas e cinco torres de formas arredondadas em estilo medieval. O proprietário pretende transformar o Castelo em um templo espiritual de meditação.
A origem do nome Bivar deve-se ao fato do proprietário ser atraído pelo estilo medieval, após ter assistido ao filme “El Cid”, que relata a vida de uma família nobre espanhola que residia em um castelo de nome “Bivar”.


Monte do Galo
Inaugurado em 25 de outubro de 1927, é o principal ponto turístico religioso do Rio Grande do Norte. O Cruzeiro do Monte do Galo tem uma altura média de 155 metros. Foi idealizado por Pedro Alberto Dantas e a Família Alberto.
A origem do Monte do Galo está relacionada a outra das inúmeras lendas que povoam a localidade: diz-se que os antepassados ouviram um galo cantar no alto do Monte, onde está localizado o Cruzeiro. Logo em seguida, pulou uma cabra do cume do Serrote, que estava há uma semana sem comer, sem sofrer nenhum dano em decorrência da queda.
As 14 estações da Via Sacra, dispostas nas escadarias do Monte do Galo, foram idealizadas por Dom José Adelino Dantas, na intenção de homenagear as principais famílias de Carnaúba dos Dantas e o patriarca e fundador da cidade, Caetano Dantas Correia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário